Março Lilás

RESISTÊNCIA EM VERSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE RIO GRANDE

Estamos no mês de março!
O GESE – Grupo de Pesquisa Sexualidade Escola – da Universidade Federal do Rio Grande - FURG torna-se lilás, de um tom mais intenso.
A cada dia deste mês de março de 2019, publicaremos um poema escrito por alunos/as das Escolas Públicas da cidade do Rio Grande/RS.
Assim, por 31 dias teremos palavras que juntas, dizem em diferentes nuances, o “BASTA” na violência contra a mulher. Este grito vem das vozes unidas, que crianças e adolescentes, de diferentes escolas públicas, como forma de resistência, de lamento, de indignação e prevenção aos índices crescentes de feminicídio no Brasil.
Destacamos os poemas, que dentre outras modalidades de expressão, foram escritos para o projeto de extensão MOSTRA CULTURAL SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO, promovida pelo GESE/FURG, desde a sua primeira edição, no ano de 2013 até a edição realizada em 2018, e que expressam o quanto questões de gênero e de sexualidade são consideradas indispensáveis à Educação Escolar.
É através da Mostra, que diferentes e urgentes temas relacionados à igualdade de gênero e a diversidade sexual, se transformam de notícia banalizada pela mídia, em responsabilidade coletiva de promoção da paz e respeito, para com as mulheres de suas comunidades educativas, bem como, de outras tantas que vivem pelos múltiplos recantos do nosso município, até onde chegarem suas palavras de consolo, carinho, repúdio à violência física, verbal e psicológica a quem é vitimada e a quem as fere ou mata.
Temos uma geração comovida, que transforma sentimento em palavras, e as palavras em uma forma de expressão da arte de lutar contra o machismo, tornando-se assim resistência.
Que a arte brotada nas nossas escolas se transforme em ramalhetes lilases de delicadeza.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Certificados

 

 

 

Divulgação dos Premiados

Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero

 

 

 

 

 

 

Subcategorias

Select a news topic from the list below, then select a news article to read.