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Popularização da Ciência: FURG lança revista sobre Diversidade e Educação

O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) marca a comemoração do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, com o lançamento da Revista Diversidade e Educação.  A revista, de periodicidade semestral, é voltada à popularização da Ciência nas temáticas de corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais nos espaços educativos. O lançamento será na segunda-feira, 9 de março, às 17h, na Sala de Videoconferência do Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (Ceamecim), no Campus Carreiros. A revista pode ser acessada em http://revistadiversidadeeducacao.furg.br.
Conforme a coordenadora do Gese, Paula Ribeiro, a proposta da revista é articular os saberes acadêmicos com a rede discursiva dos que lidam com a diversidade nos espaços educativos. Para isso, as seções da revista propõem um diálogo com o leitor sobre temas do cotidiano com relação aos corpos e às sexualidades.  “A rede discursiva da Ciência não circula nos espaços educativos, não compartilha de um mesmo significado”, avalia. Para tanto, os profissionais atuam nos espaços escolares e convivem diariamente com a diversidade são também convidados ao compartilhamento de suas experiências nas diversas seções da revista.

O número 5 da Diversidade e Educação, referente ao 1º semestre de 2015, recebe contribuições até 31 de maio de 2015. Para a edição do 2º semestre, artigos, resenhas, sinopses e relatos de experiências podem ser enviados até 31 de outubro de 2015. O periódico tem como público-alvo estudantes, professores, pesquisadores da área da educação e demais interessados na área.

As seções
A Revista Diversidade e Educação possui seis seções. A primeira, a Seção "Entrevista", traz um diálogo com pesquisadores da área. A edição de número 5, referente ao primeiro semestre de 2015, contará com a participação da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Silvana Goellner, sobre o corpo e suas correlações com gênero e sexualidade. Inspirada nas experiências compartilhadas por professores durante os cursos de formação ministrados pelo Gese, a Seção “Histórias de Maria” descreve a diversidade sobre o olhar de uma menina em diferentes espaços educativos.  “O objetivo é refletir sobre os marcadores identitários, descontruindo esses modelos, rompendo com essas visões”, explica a editora da revista, Joanalira Magalhães.

O periódico oferece também duas seções voltadas à reflexão sobre as produções culturais, suas representações sociais e potencialidades pedagógicas: “Artefatos Culturais”, seção voltada à publicação de resenhas de filmes e livros sobre corpo, gênero e sexualidade; e “Espaços Educativos”, dedicada à discussão sobre o potencial pedagógico da utilização de artefatos culturais em sala de aula. Já “Diversidade em Debate” e “Cotidiano da Escola” refletem sobre as temáticas da Revista nos espaços educativos sobre perspectivas, respectivamente, teóricas e práticas. A primeira é dedicada à problematizações no campo acadêmico, enquanto que a segunda busca divulgar experiências de profissionais da educação em sala de aula.