Disciplina: Gêneros e Sexualidades nos Espaços Educativos

 

Ementa: Discussão e análise temática a respeito das questões dos corpos, gêneros e sexualidades na contemporaneidade, enfocando o ensino e aprendizagem dessas questões nos diversos espaços educativos. Análise do processo de produção dessas temáticas nas distintas instâncias sociais e pedagogias culturais.

 

Carga horaria: 03 créditos (45h/a)

 

Caráter: optativa

 

Bibliografia:

 

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluridade cultural, orientação sexual. Brasília, 1998.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1997a.
_____. Resumo dos cursos do Collége de France (1970-1982). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997b.
_____. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal,1999.
_____. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2000.
LARROSA, Jorge. Tecnologias do Eu e educação. In: O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994. p.35-86.
_____. La experiência de la leitura. Barcelona: Laertes, 1996.
LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: ____ (org.). O corpo educado. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 9-34.
RIBEIRO, Paula Regina Costa. Inscrevendo a sexualidade: discursos e práticas de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental. Porto Alegre, 2002, p. 113, Tese (Doutorado em Ciências Biológicas: Bioquímica) ? Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
RIBEIRO, Paula Regina Costa e SOUZA, Diogo. Discutindo e refletindo sexualidade-AIDS com professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Sexualidade Humana, São Paulo, v.13, n. 2, p. 211-227.
RIBEIRO, Paula Regina Costa e SOUZA, Diogo. Falando com professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental sobre sexualidade na sala de aula: a presença do discurso biológico, Revista Enseñanza de las Ciências, Barcelona/Espanha, v. 21, n.1, p.67-75, 2003.
RIBEIRO, Paula Regina Costa, SOUZA, Nádia Geisa e SOUZA, Diogo. Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares das professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, Revista Estudos Feministas, v. 12, n. 1, p.109-129, 2004.
SAYÃO, Iara. Orientação sexual na escola: os territórios possíveis e necessários. In: WAGENER, Judith Rabak. The construction of the body through
sex education discourse practices. In: POPKEWITZ, Thomas S., BRENNAN, Marie (eds.) Foucault?s challenge: discourse, knowledge and power in education. New York: Teachers College Press, 1998.
WEEKS, Jeffrey. El malestar de la sexualidad: significados, mitos y sexualidades modernas. Madrid: TALASA, 1993.
_____. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, Guacira (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.