INSTITUTO DE EDUCAÇÃO  OFERTA  A DISCIPLINA “GÊNEROS E SEXUALIDADES NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS” A TODOS OS CURSOS DA FURG

 

O Instituto de Educação criou, no ano de 2012, a disciplina  “Gêneros e sexualidades nos espaços educativos”, (código 09801), de caráter optativo, totalizando 3 créditos, para ser oferecida a todos os cursos da FURG. Essa é uma iniciativa muito importante e inovadora visto que a maioria das universidades têm oferecido disciplinas que discutem essa temática apenas para alguns cursos de licenciatura, como por exemplo, a Pedagogia, enquanto que a FURG ofertará a todos os cursos.

Tal iniciativa fundamenta-se no entendimento que a universidade é um espaço privilegiado para a discussão sobre a diversidade, a diferença, e a produção das identidades a fim de contribuir para uma sociedade mais plural e democrática.

Essa disciplina tem como propósito discutir e analisar as temáticas de corpos, gêneros e sexualidades na contemporaneidade, enfocando o ensino e aprendizagem dessas questões nos diversos espaços educativos, bem como, a análise do processo das mesmas de produção nas distintas instâncias sociais e pedagogias culturais.

A referida disciplina vai ser ofertada no segundo semestre pela Profª. Drª. Paula Regina Costa Ribeiro.

A professora salienta que a produção científica sobre a sexualidade tem aumentado. Assim, é preciso que os/as graduandos/as tenham acesso a artigos científicos, trabalhos sobre a sexualidade, entre outras produções, pois a formação desses alunos/as não se dá apenas por meio de práticas, mas também, através de teorias e de leituras que visam a embasar as propostas pedagógicas. Dessa forma, faz-se necessário que as questões relacionadas à sexualidade, às identidades de gênero e sexuais, à homofobia, à equidade de gênero, ao preconceito e à discriminação contra as mulheres, gays, lésbicas, entre outros, possam ser discutidas e problematizadas nos espaços educativos.

Acredita-se que a disciplina contribua com a desconstrução dos modelos hegemônicos e naturalizados de se compreender e viver as sexualidades e os gêneros, entendendo que os discursos que falam sobre ambos são construções sociais, históricas e culturais e que essa teia discursiva contribui para a produção dos sujeitos.  A mesma também busca questionar as certezas, e os discursos considerados “verdadeiros”, únicos e legítimos, compreendendo que há uma multiplicidade de formas de se trabalhar com a sexualidade nos espaços educativos.

Portanto, a educação para a sexualidade visa a problematizar os discursos naturalizados no âmbito da cultura, permitindo, assim, outras possibilidades de pensar a sexualidade e de compreender como nos constituímos através de relações de saber e de poder.

Para maiores informações, entrar em contato pelo e-mail: sexualidadeescola@furg.br.