Em 2010, o GESE promoveu o curso “Sexualidade e Escola: discutindo a diversidade sexual, o enfrentamento ao sexismo e à homofobia” para 500 profissionais da educação da rede pública de Educação Básica, de seis municípios da região sul do estado. O projeto foi financiado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. O curso também foi dirigido aos/às universitários/as dos cursos de licenciatura da FURG. A iniciativa envolveu os municípios de Rio Grande, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Santa Vitória do Palmar e Chuí. O objetivo do curso foi construir conhecimentos acerca da promoção, respeito e valorização da diversidade sexual, orientação sexual e identidade de gênero, colaborando para o enfrentamento da violência sexista e homofóbica no âmbito das escolas.

   Em 2011, o GESE promoveu o curso “Sexualidade e Escola: discutindo a diversidade sexual, o enfrentamento ao sexismo e à homofobia” para 100 profissionais da educação da rede pública de Educação Básica do município de Palmas, estado de Tocantins. A oferta do curso foi possível devido a um convênio realizado com a Secretaria da Educação do município de Palmas. O curso teve por objetivo construir conhecimentos acerca da promoção, respeito e valorização da diversidade sexual, orientação sexual e identidade de gênero, colaborando para o enfrentamento da violência sexista e homofóbica no âmbito das escolas.



    O Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade configura-se a partir de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA).
   O evento é direcionado para professores/as da rede pública e particular de ensino, profissionais da área da saúde e pesquisadores/as, estudantes de graduação e pós-graduação e demais profissionais interessados/as.
    Justificamos a realização deste evento por entendermos que corpo, gênero e sexualidade são dimensões que ganharam, no mundo contemporâneo, uma centralidade inegável. De certo modo, pode-se dizer que esses temas ou questões estão por toda parte: na mídia, nos discursos médicos, religiosos, psicológicos, jurídicos e educacionais. Certamente várias condições sociais, políticas e culturais conjugaram-se ou se articularam para produzir tal visibilidade. Profundas e aceleradas transformações das mais diversas ordens têm, nos últimos tempos e de forma intensa, desestabilizado certezas; desarranjado formas de convivência entre os sujeitos; alterado formas de gerar, de nascer, de crescer, de amar ou de morrer, marcando os corpos masculinos e femininos. Importantes e instigantes análises e teorizações também vêm sendo produzidas nesses campos, nas últimas décadas. Por tudo isso, parece-nos importante que, na formação de profissionais do campo da educação e áreas afins, sejam discutidas tais questões. Nesse sentido, consideramos oportuno expandir e trocar experiências de estudos e de pesquisas realizadas por profissionais que vêm articulando teorizações dos Estudos Culturais e da Educação (agregando, ainda, as contribuições da História do Corpo, da Ciência, da Saúde, dos Estudos Gay e Lésbicos, Estudos Negros e Educação Ambiental).
    As duas primeiras edições do evento – 2004 e 2005 – foram realizadas na FURG e contaram com a participação dos grupos de pesquisa da UFRGS na organização e realização do mesmo. Houve mais de 200 participantes em cada edição, o que nos permite afirmar que discussões como essas são de interesse de profissionais de áreas distintas. A continuidade do evento se deu em 2007, em Porto Alegre, com 500 participantes distribuídos entre estudantes, professores/as, pesquisadores/as e outros profissionais. A quarta edição aconteceu na FURG, em 2009, com a participação de mais de 600 inscritos. Em 2011, a quinta edição foi na FURG e passou a ser considerado um evento internacional, pela consolidação da participação de palestrantes, de pesquisadores/as e alunos/as, bem como pela apresentação de trabalhos de outros países, principalmente, da região do Mercosul.
    Na biblioteca do site, encontram-se os livros das seguintes edições do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade.

 

 

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I Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

 

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II Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

 

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III Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade



IV Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

 


V Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

   Este foi um curso de extensão, com uma carga horária de 40 horas, oferecido para os/as estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia, no ano de 2003. O mesmo foi realizado na Universidade Federal do Rio Grande e teve como objetivo discutir as questões de corpos, gêneros e sexualidades, além de pensar em possibilidades de abordagens para debater essas temáticas nas escolas.

   Este curso foi oferecido para licenciandos/as da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, no ano de 2009. Ele foi desenvolvido de forma semi-presencial, através da utilização da Plataforma Moodle e, dessa forma, tiveram encontros presenciais com discussões que iniciavam nesses espaços e continuavam através da realização de leituras e atividades a distância.


   O mesmo foi realizado como estratégia metodológica para a produção dos dados da dissertação de mestrado da professora Juliana Lapa Rizza, intitulada “Sexualidade e Formação Inicial: dos currículos escolares aos espaços educativos”; e teve como propósito possibilitar o diálogo e o compartilhamento de saberes e experiências sobre as questões de corpos, gêneros e sexualidades, através de encontros presenciais e da Plataforma Moodle. No total, participaram 32 alunos/as que cursam licenciatura na FURG. Esses/as licenciandos/as vieram de diferentes cursos, são eles: Ciências Biológicas; Letras Português/Espanhol; Educação Física; Geografia; Química; Artes Visuais; Pedagogia; Química e Física.