Este projeto de pesquisa terá como propósito investigar como os profissionais da educação da Região sul do Estado do Rio Grande do Sul (Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí) e as/os licenciandas/os da Fundação Universidade Federal do Rio Grande tratam das temáticas de corpos, gêneros e sexualidades nas escolas do Ensino Fundamental. Essa pesquisa visa a dar continuidade às atividades de ensino, pesquisa e extensão do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola. Para tal, pautamo-nos no entendimento de que questões centrais no estudo dos corpos, dos gêneros e das sexualidades referem-se ao papel das culturas, dos sistemas de significação e suas relações de poder, uma vez que esses elementos sociais encontram-se implicados na constituição dos sujeitos, o que levou-nos a estabelecer, nesta pesquisa, algumas conexões com os Estudos Culturais, nas suas vertentes pós-estruturalistas, bem como com algumas proposições de Michel Foucault.

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq