A experiência, a possibilidade de que algo nos aconteça ou nos toque, requer um gesto de interrupção, um gesto que é quase impossível nos tempos que correm: requer parar para pensar, parar para olhar, parar para escutar, pensar mais devagar, olhar mais devagar e escutar mais devagar; parar para sentir, sentir mais devagar, demorar-se nos detalhes, suspender a opinião, suspender o juízo, suspender a vontade, suspender o automatismo da ação, cultivar a atenção e a delicadeza, abrir os olhos e os ouvidos, falar sobre o que nos acontece, aprender a lentidão, escutar aos outros, cultivar a arte do encontro, calar muito, ter paciência e dar-se tempo e espaço (Jorge Larrosa, 2002, p. 24[1]).
Em seu texto “Notas sobre a experiência e o saber de experiência”, Larrosa nos mobiliza a pensar a experiência. Inspiradas por esse excerto, convidamos você, leitora e leitor, a viver a experiência da arte do encontro com os desenhos, poesias e vídeos produzidos pelos/as/es estudantes da Educação Básica das escolas públicas do município do Rio Grande. Que cada página folhada seja um momento de parar, olhar, escutar e sentir mais devagar, demorar-se nos detalhes e, com atenção e delicadeza, você possa ampliar os modos de olhar e perceber questões relacionadas à violência contra mulheres e homens; à LGBTI+fobia; à equidade de gênero; à igualdade de direitos entre homens e mulheres; à discriminação e à prevenção ao HIV/Aids e drogas.
Esse livro é um espaço para celebrar os 10 anos do projeto de extensão Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero. A Mostra tem como objetivo contribuir para a promoção da equidade de gênero e a cidadania da população LGBTI+, por intermédio da produção e da difusão de informações à comunidade, a respeito das questões relativas aos gêneros e às sexualidades, promovendo discussões acerca dessas questões para a minimização das representações e dos preconceitos atribuídos às mulheres e aos sujeitos LGBTI+.
A Mostra é direcionada para os/as/es estudantes da Educação Básica das escolas públicas do município do Rio Grande, que enviam trabalhos nas categorias de desenhos, poesias e vídeos. Para a produção desses trabalhos, os/as/es estudantes devem articular suas produções às seguintes temáticas: combate à violência contra mulheres e homens; enfrentamento à homofobia; promoção da equidade de gênero; promoção da cidadania LGBTI+; igualdade de direitos entre homens e mulheres; discriminação e prevenção ao HIV/Aids e drogas.
Essa ação é desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese), da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, que, por meio dos projetos de ensino, pesquisa e extensão, busca investigar e questionar as assimetrias sociais em decorrência das configurações assumidas pelos gêneros, pelas classes, pelas raças/etnias e pelas sexualidades. Também busca promover ações que objetivem combater o sexismo, o racismo, a misoginia, LGBTIfobia, entre outras manifestações de preconceito e de discriminação, em diferentes espaços sociais, como a escola e a universidade.
Nesta edição, contamos com um total de 488 trabalhos, sendo 297 na categoria desenhos, 169 na categoria poesias e 22 na categoria vídeos.
Todos os trabalhos dos/as/es estudantes, inscritos/as/es nas diferentes modalidades da Mostra – desenho, poesia e vídeo – e categorias – estudantes dos anos iniciais (4° e 5° ano/EJA); anos finais (6° ao 9° ano/EJA); ensino médio/EJA de escolas, foram reunidos neste caderno, a fim de divulgar as produções da X Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero e também possibilitar que, por meio da circulação desse material, possamos (re)pensar acerca das temáticas problematizadas.
Desejamos que os traços e os versos de resistências dos/as/es estudantes possam florescer a cada ano, criando outros possíveis, que possamos “poemar” dias melhores, em que outras possibilidades de discussão das temáticas de gênero e de sexualidade estejam presentes na escola, a fim de construirmos uma sociedade plural. Nesse tipo de sociedade, as diferenças devem ser celebradas, a equidade deve estar presente e o respeito por todos, todas e todes deve prevalecer.
[1] Larrosa, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, 19, 2002, p. 20-28. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003. Acesso em: 26 de setembro de 2024.
Regulamento e Ficha de Inscrição acesse:
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