X MOSTRA CULTURAL SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO
A experiência, a possibilidade de que algo nos aconteça ou nos toque, requer um gesto de interrupção, um gesto que é quase impossível nos tempos que correm: requer parar para pensar, parar para olhar, parar para escutar, pensar mais devagar, olhar mais devagar e escutar mais devagar; parar para sentir, sentir mais devagar, demorar-se nos detalhes, suspender a opinião, suspender o juízo, suspender a vontade, suspender o automatismo da ação, cultivar a atenção e a delicadeza, abrir os olhos e os ouvidos, falar sobre o que nos acontece, aprender a lentidão, escutar aos outros, cultivar a arte do encontro, calar muito, ter paciência e dar-se tempo e espaço (Jorge Larrosa, 2002, p. 24[1]).
Em seu texto “Notas sobre a experiência e o saber de experiência”, Larrosa nos mobiliza a pensar a experiência. Inspiradas por esse excerto, convidamos você, leitora e leitor, a viver a experiência da arte do encontro com os desenhos, poesias e vídeos produzidos pelos/as/es estudantes da Educação Básica das escolas públicas do município do Rio Grande. Que cada página folhada seja um momento de parar, olhar, escutar e sentir mais devagar, demorar-se nos detalhes e, com atenção e delicadeza, você possa ampliar os modos de olhar e perceber questões relacionadas à violência contra mulheres e homens; à LGBTI+fobia; à equidade de gênero; à igualdade de direitos entre homens e mulheres; à discriminação e à prevenção ao HIV/Aids e drogas.
Esse livro é um espaço para celebrar os 10 anos do projeto de extensão Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero. A Mostra tem como objetivo contribuir para a promoção da equidade de gênero e a cidadania da população LGBTI+, por intermédio da produção e da difusão de informações à comunidade, a respeito das questões relativas aos gêneros e às sexualidades, promovendo discussões acerca dessas questões para a minimização das representações e dos preconceitos atribuídos às mulheres e aos sujeitos LGBTI+.
A Mostra é direcionada para os/as/es estudantes da Educação Básica das escolas públicas do município do Rio Grande, que enviam trabalhos nas categorias de desenhos, poesias e vídeos. Para a produção desses trabalhos, os/as/es estudantes devem articular suas produções às seguintes temáticas: combate à violência contra mulheres e homens; enfrentamento à homofobia; promoção da equidade de gênero; promoção da cidadania LGBTI+; igualdade de direitos entre homens e mulheres; discriminação e prevenção ao HIV/Aids e drogas.
Essa ação é desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese), da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, que, por meio dos projetos de ensino, pesquisa e extensão, busca investigar e questionar as assimetrias sociais em decorrência das configurações assumidas pelos gêneros, pelas classes, pelas raças/etnias e pelas sexualidades. Também busca promover ações que objetivem combater o sexismo, o racismo, a misoginia, LGBTIfobia, entre outras manifestações de preconceito e de discriminação, em diferentes espaços sociais, como a escola e a universidade.
Nesta edição, contamos com um total de 488 trabalhos, sendo 297 na categoria desenhos, 169 na categoria poesias e 22 na categoria vídeos.
Todos os trabalhos dos/as/es estudantes, inscritos/as/es nas diferentes modalidades da Mostra – desenho, poesia e vídeo – e categorias – estudantes dos anos iniciais (4° e 5° ano/EJA); anos finais (6° ao 9° ano/EJA); ensino médio/EJA de escolas, foram reunidos neste caderno, a fim de divulgar as produções da X Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero e também possibilitar que, por meio da circulação desse material, possamos (re)pensar acerca das temáticas problematizadas.
Desejamos que os traços e os versos de resistências dos/as/es estudantes possam florescer a cada ano, criando outros possíveis, que possamos “poemar” dias melhores, em que outras possibilidades de discussão das temáticas de gênero e de sexualidade estejam presentes na escola, a fim de construirmos uma sociedade plural. Nesse tipo de sociedade, as diferenças devem ser celebradas, a equidade deve estar presente e o respeito por todos, todas e todes deve prevalecer.
[1] Larrosa, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, 19, 2002, p. 20-28. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003. Acesso em: 26 de setembro de 2024.
Regulamento e Ficha de Inscrição acesse:
https://drive.google.com/drive/folders/1ShxXIhZx2KO7pJHo6RRk22El56luvXNU?usp=drive_link
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IX Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero


Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero
I Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero
II Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero
III Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero
IV Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero
V Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero
VI Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero
VII Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero
VIII Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero
IX Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero
X Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero
Seminário integrador
Em breve
Projeto Escolas Promotoras da Igualdade de Gênero
ESCOLAS PROMOTORAS DA IGUALDADE DE GÊNERO
O Projeto Escola Promotora da Igualdade de Gênero tem como objetivo apoiar as escolas das redes estadual e municipal da Educação Básica do Rio Grande/RS, que tenham interesse em desenvolver ações para a promoção e a reflexão acerca da igualdade e equidade dos gêneros com vistas à construção de estratégias que resultem na redução dos indicadores de desigualdades, ao mesmo tempo, em que busquem dar visibilidade ao tema.
Cabe destacar que esse projeto teve início no ano de 2017 e tornou-se uma ação contínua do Gese, tendo seguimento até os dias atuais. O Projeto Escola Promotora da Igualdade de Gênero se efetiva a partir de uma articulação efetiva entre a universidade, as escolas e as famílias dos/as estudantes que estão vinculadas às instituições escolares. Essa integração possibilita por parte dos/as professores/as, a organização de um trabalho sistemático nas escolas, fazendo, assim, que as questões de gênero e de sexualidade passem a ser compreendidas como componentes que constituem os currículos da Educação Básica.
As ações sistemáticas e contínuas, junto às escolas que integram o projeto, têm possibilitado a promoção de um trabalho ético e responsável com a igualdade de gênero e os direitos humanos, bem como o debate acerca das questões de gênero e também de sexualidade nos currículos. Com isso, a equipe pedagógica e diretiva, os/as professores/as e os/as funcionários/as, das instituições escolares que integram o projeto, passaram a compreender o compromisso da escola na construção de uma rede de proteção para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes. Também destacamos que nosso projeto vem propiciando, por intermédio das discussões tecidas sobre os gêneros, uma melhor qualidade de vida no ambiente escolar e na sociedade, não somente para as meninas, mas também para os meninos, uma vez que possibilita que elas e eles possam repensar as posições que ocupam no que diz respeito à cultura, aos sistemas de valores que a sociedade impõem para mulheres e homens.
Esse movimento fez com que algumas escolas integrassem, aos seus Projetos Políticos Pedagógicos, as discussões de gênero e de sexualidade como temas que transversalizam as diferentes modalidades e etapas de ensino. Além disso, esses projetos pedagógicos produzidos pelos/as professores/as que integraram o projeto impulsionaram os debates com os/as estudantes da Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos sobre: feminilidades; masculinidades; LGBTIfobia; preconceito; equidade; sexismo; misoginia; entre outras discussões.
Ainda, o projeto criou novas possibilidades junto à Secretaria de Município da Educação de Rio Grande/RS, a qual incluiu, no Documento Orientador Curricular do Território Rio-Grandino – Volume 1 – Educação Infantil e no Documento Orientador Curricular do Território Rio-Grandino – Volume 2 – Ensino Fundamental, no tópico “Garantia de Direitos - Diversidade e Valorização da Vida”, as discussões de gênero e de sexualidade na Educação Básica, ambos organizados pelo coletivo de professores/as e pesquisadores/as que integram o Gese.
O referido projeto então vem se constituindo como um movimento de resistência, uma possibilidade de “criar possíveis”, como nos aponta Marlucy Paraíso (2018), nas escolas de Educação Básica do município Rio Grande/RS/Brasil. Assim, promover as discussões de gênero e de sexualidade, no espaço da escola, em tempos como os de hoje, em que há um cerceamento/controle dessas discussões, “é um ato de revolta e resistência. Revolta contra os fluxos instituídos, resistência às políticas impostas.” (GALLO, 2002, p. 173).
REFERÊNCIAS:
GALLO, Silvio. Em torno de uma educação menor. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 27, n. 2, p. 169- 178, jul./dez. 2002.
PARAISO, Marlucy Alves. Gênero, sexualidade e heterotopia: entre esgotamentos e possibilidades nos currículos. In: RIBEIRO, Paula Regina Costa et al. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: resistência e ocupa(ações) nos espaços de educação. Rio Grande: Ed. da FURG, 2018. p. 7-28.
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